Marvel se prepara para o lançamento de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, nova aventura solo de um dos maiores heróis de seu universo. O novo filme promete abrir de vez as portas do multiverso no MCU ao levar Peter Parker e o Doutor Estranho para um passeio por diferentes realidades. Nesses mundos alternativos, o Teioso vai conhecer diferentes vilões como Doutor Octopus, Electro e até o Duende Verde. A soma de tantos vilões faz apitar o sentido-aranha do público: será que o Sexteto Sinistro vai finalmente se reunir nos cinemas?

O grupo apareceu pela primeira vez em Amazing Spider-Man Annual #1, edição especial da HQ escrita por Stan Lee com desenhos de Steve Ditko. Naquela altura, o Aranha já contava com uma vasta galeria de vilões, composta por nomes como Camaleão, Lagarto e Duende Verde. Assim, não demorou muito para que os malfeitores se unissem em busca de vingança contra o Amigo da Vizinhança.

Ao contrário de muitas origens das HQs, que podem ser complicadas e envolver motivações profundas, o Sexteto Sinistro tem um começo bastante simples. Após fugir da prisão, o Doutor Octopus decide reunir outros cinco super criminosos para fazer o Homem-Aranha pagar. Assim, ele se junta a Abutre, Mysterio, Electro, Homem Areia e Kraven para executar um plano perfeito.

Capa de Amazing Spider-Man Annual #1, a primeira aparição do Sexteto Sinistro nas HQs (Divulgação)
A origem do Sexteto Sinistro

A estratégia consistia em combater o Aranha um vilão por vez em uma local específico que estaria preparado para amplificar os poderes de cada um dos combatentes. Isso tudo para enfraquecer o herói a cada combate para diminuir as chances de vitória a cada embate. Para dar início ao plano, o grupo sequestra Betty Brant para atrair o Teioso.

Assim tem início combates com Electro em uma usina elétrica, Kraven em um campo onde haviam onças, Mysterio em um prédio cheio de máquinas de ilusão, Homem Areia em uma cela de metal vedada e o Abutre no ar. Após derrotar a todos, Peter Parker chega ao destino final, onde luta contra o Doutor Octopus em um tanque de água. Derrotando o último Sinistro, ele resgata Betty Brant e Tia May, que também foi levada por acaso.

Sexteto Sinistro se reúne pela primeira vez nas HQs (Divulgação)
Vilões tiram no papel para saber quem vai enfrentar o Homem-Aranha primeiro

Esse foi o início de um time que já contou com diferentes formações. Com o tempo, os criminosos se organizaram de diferentes maneiras, mas seguindo o objetivo de acabar com o Homem-Aranha. Dentre os mais famosos membros do time estão Venom, Duende Macabro e Shocker.

O time ganhou destaque recentemente nas HQs, com o lançamento da saga Sinister War (Guerra Sinistra, em tradução livre). Na trama, o Doutor Octopus reúne um novo Sexteto Sinistro sem saber que o Abutre também reuniu um grupo, chamado Sexteto Selvagem. As duas gangues entram em guerra, e cabe ao Homem-Aranha — que é odiado por ambos — lidar com a situação.

Sinister War, a guerra dos sextetos
Guerra Sinistra coloca vilões contra o Aranha e contra si mesmos

Sexteto Sinistro no MCU?

Não é de hoje que os fãs sonham com a chegada do Sexteto Sinistro aos cinemas, especialmente após a Sony sugerir esse encontro nas cenas pós-créditos de O Espetacular Homem-Aranha. A chance parece mais real do que nunca em Sem Volta Para Casa, em que estão confirmados Doutor Octopus, Duende Verde e Electro, deixando vagos três lugares no time.

Só o MCU conta com criminosos como Abutre, Escorpião e o próprio Mysterio, que pode estar vivo em segredo. Contando filmes fora do universo do Marvel Studios, há também Lagarto, Homem Areia e até o Venom à disposição.

O grande problema nesse caso é o tempo de tela, já que o terceiro filme do Homem-Aranha de Tom Holland precisa resolver a questão da identidade secreta de Peter Parker, mergulhar no multiverso e ainda reapresentar os vilões dos filmes antigos. Não que a Marvel não tenha lidado com diferentes tramas anteriormente — como visto em Capitão América: Guerra Civil –, mas é uma dificuldade grande o suficiente para ser posta na balança.

Para descobrir se o time vai ou não dar as caras em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, resta esperar a estreia do filme, que chega ao Brasil em 16 de dezembro.


Para mais informações, acesse o site oficial: https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/conheca-o-sexteto-sinistro-a-equipe-formada-pelos-viloes-do-homem-aranha/